A arte de liderar.
- Di.Ca

- 13 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2021
Estava fazendo uma pesquisa para um cliente, quando me deparei com essa matéria da Revista Pequenas Empresas, Grandes negócios, sobre Jeff Bezos. Achei tão interessante e curiosa, que resolvi contar aqui para vocês. Grandes líderes estão sempre buscando novas maneiras de impactar seus funcionários. E em uma reunião, ele mostrou aos seus, como podemos encontrar as respostas, sem precisar perder a calma ou colocar a culpa em ninguém, apenas buscando a causa real daquele problema.
Um de seus funcionários machucou seu dedo na linha de produção. E então ele fez as seguintes perguntas:
- Por que o funcionário se machucou? Seu dedo ficou preso na linha de produção.
- Por que seu dedo ficou preso? Ele queria pegar sua mochila, que estava na linha de produção.
- Por que a mochila estava em um equipamento que se move? A linha de produção estava desligada naquele momento, mas depois começou a se mover.
- Por que ele colocou a mochila na linha, para começo de conversa? O funcionário estava usando a linha como uma mesa.
- Por que ele usou a linha como uma mesa? Porque não havia outro lugar para colocar sua mochila.
E então, após peguntar o por que, do porquê, ele chegou a raiz do problema. Faltavam locais para que seus funcionários pudesses colocar seus pertences. Diante disso, a Amazon criou estações fixas ou portáteis para seus funcionários usarem.
Essa é uma tática muito simples, que pode ser usada por qualquer um de nós, para resolvermos problemas no nosso dia a dia. Inspirador não?






Comentários