Chocolate.
- Di.Ca

- 24 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Para alguns, essa delícia é vida! Sim, vida, porque é impossível viver sem. E eu, me incluo nessa.. Mas vocês sabem ou conhecem como o chocolate é feito? Como é o processo desde a colheita da fruta até o produto final? Não?? Vamos te contar um pouquinho então. Tudo começa pelo Cacaueiro, que dá o fruto: o Cacau. Ele se desenvolve principalmente em regiões tropicais, de clima quente e úmido. Desde o momento em que são plantadas, as árvores de cacau demoram em média 3 a 4 anos para tornarem-se frutíferas. Passado esse tempo, começam a nascer flores, das quais apenas algumas sofrem fecundação e desenvolvem frutos. A colheita de cacau acontece duas vezes ao ano, a cada cinco ou seis meses. Após a colheita, são cortados para retirada da polpa. O processo é manual e devem ser retiradas uma a uma. Cada fruto contém entre 20 e 40 sementes (mais ou menos do tamanho de uma amêndoa). Após a retirada, acontece a fermentação, onde as sementes são cobertas para que o excesso de líquido escorra. Esse processo, que pode demorar até 8 dias, tem como objetivo evitar a germinação e remover os resíduos da polpa que ficam presos na semente. Concluída esta parte, a cor das sementes muda de bege para roxo e sua acidez é reduzida. Mesmo após esse processo, os grãos ainda continuam úmidos e passam pelo processo de secagem, normalmente espalhados no chão para que o sol termine a secagem. Quando secas, são separadas por tamanho e qualidade – critérios importantes na hora da venda. Logo, são guardadas em sacos e enviadas aos fabricantes de chocolate.
Em geral, os fabricantes de chocolate guardam alguns segredos sobre seus produtos, como a qualidade, tipo dos grãos utilizados e fórmulas especiais de produção. Digamos que existem vários caminhos para chegar até o bom chocolate. E depois de pronto, temos delicias incríveis feitas com ele: bolos, doces, tortas, cremes... Apesar do cacau ser cultivado inicialmente na Amazônia, onde já existia naturalmente em abundância, foi na Bahia que esse alimento encontrou um alto índice de produtividade e sucesso.
Ilhéus era a cidade responsável por abastecer o país com essa mercadoria, tanto que em 1820 ela era considerada a capital do cacau por causa de seu alto número de fazendeiros e produtores desse alimento. Mesmo após a praga que atingiu a região em 1989 e devastou praticamente todas as plantações da região, a Bahia se reergueu e ainda é responsável por produzir cerca de 95% do cacau originário no Brasil. Aqui no Brasil, temos excelentes marcas. Algumas, inclusive, premiadas. Você conhece nossos produtores?






Comentários