Descarte de resíduos em restaurantes.
- Di.Ca
- 17 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Implementar a gestão de resíduos em restaurantes é o primeiro passo para reduzir o desperdício, tanto de alimentos quanto de recursos.
É responsabilidade do restaurante conhecer as regras para realizar a coleta e destinação correta dos resíduos produzidos, pois se restaurantes agirem em desacordo, podem ser autuados e até mesmo ter as portas fechadas!
A Lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aborda os parâmetros para a estratégia e sinaliza métodos para que os resíduos sejam descartados corretamente. Os pontos principais da PNRS são:
Gestão integradas dos resíduos sólidos;
Ações de logística reversa;
Inclusão social de catadores;
Responsabilidade compartilhada.
As leis ambientais brasileiras dizem que os resíduos de relevância ambiental não podem ser descartados junto ao lixo comum. Isso significa que, os restaurantes precisam destinar os resíduos através de processos adequados, separando o que pode ser reciclado e o que deve ser levado aos aterros. A fiscalização em geral, não cobra o descarte individualizado nos restaurantes pequenos, uma vez que seus resíduos em muitos dos casos, assemelham-se ao lixo doméstico. Geralmente, apenas restaurantes que produzem uma quantidade mais significativa de resíduos são fiscalizados quanto ao descarte adequado do lixo produzido.
Você cuida do seu lixo? Tem dúvidas sobre como fazer uma boa gestão?
Fale conosco, que te ajudaremos a implementar !!

댓글