Fast Food.
- Di.Ca

- 14 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mar. de 2023
"Fast-food" é uma expressão de origem inglesa que significa uma modalidade alimentar.
Ela demanda agilidade no preparo e consumo, onde as refeições devem ser preparadas e vendidas em pouco tempo. Daí a padronização, mecanização e a rapidez desse sistema. O cardápio desses estabelecimentos é basicamente constituído de lanches, acompanhados por batatas fritas e outras frituras, além de refrigerantes. Eles são servidos para consumidores que possuem pouco tempo para realizar suas refeições.
No Brasil, o Fast-food teve início no Rio de janeiro, a partir de 1951. Atualmente temos diversas redes, como Mac Donalds, Bobs, Burguer King, entre outros. Na maioria dessas lojas, o carro chefe é o Hamburguer. Hoje, ele é o queridinho dos cardápios.
As razões são diversas, mas especialmente a pandemia levou o hambúrguer para outro patamar. Nenhum segmento alimentício teve mais sucesso no sistema de franchising do país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Também o aplicativo de delivery IFood notou que o número de hamburguerias cadastradas na plataforma aumentou 104% entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas dos hamburgers, cresceram 140% no mesmo período.
Para quem acha que se trata de uma invenção americana, é só ver o nome da iguaria: teria sido batizada em razão da chegada de imigrantes alemães, vindos da cidade de Hamburgo, aos Estados Unidos. Também não foram os alemães que a criaram. No século 13 na Mongólia, os cavaleiros que saíam para o combate colocavam uma peça de carne crua embaixo da sela do cavalo para amaciar. O próprio suor do animal temperava a carne com sal. Essa é a explicação dada para a origem do tartar, especialidade de carne moída crua que ganhou o nome por ter surgido entre as tropas belicosas dos povos tártaros.
Nós adoramos as histórias da gastronomia, e também somos muuiittooo fã do hamburguer. E você?? Qual seu preferido? Conta pra gente..






Comentários