Franquear ou não franquear meu negócio...
- Di.Ca

- 22 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
A ideia de franquear os negócios, tem passado pela cabeça de muitos empresários, que enxergam no mercado de franchising uma boa oportunidade de crescimento. No entanto, nem todo negócio consegue funcionar como rede de franquias, e alguns modelos de negócio podem não ser interessantes de franquear.
Ao franquear um negócio, a empresa organiza sua atividade para que possa ser implementada em outros locais. Assim, este processo de formatação precisa ser feito com cuidado, pois a empresa deve oferecer a novos franqueados um modelo de negócio rentável e estruturado.
Primeiramente, a empresa que deseja se tornar uma franqueadora deve analisar se o seu modelo de negócio pode virar franquia. Ou seja, é preciso descobrir se a formatação pode ser feita de maneira eficiente e com custos aceitáveis.
Do mesmo modo, deve observar se há mercado para franquias deste modelo de negócio, e se ele pode oferecer algum diferencial para os empreendedores.
O processo de franqueamento também envolve uma base jurídica e contábil da empresa que deve estar bem organizada, pois assim pode oferecer franquias seguras para os investidores. É recomendado, dependendo do tipo de negócio, contar com uma ajuda especializada para realizar o processo de franquia.
Não é simplesmente formatar a empresa em modelo de franquia e começar a vender as novas unidades para empreendedores que desejam entrar para o mercado de franchising.
Você precisa avaliar alguns pontos.
Seguem os 5 ítens para avaliar, ao franquear um negócio:
Posicionamento da marca no mercado.
Potencial de vendas do negócio.
Capacidade de reprodução dos padrões.
Diferenciais dos produtos e serviços.
Saúde do negócio para expansão.
E então, seu negócio está pronto?

Fonte: www.encontresuafranquia.com.br





Comentários