O ovo da Páscoa!
- Di.Ca

- 22 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Estamos próximos da Páscoa, e comecei a dar uma olhada nas opções de ovos para meu filho, quando me veio a pergunta: Porque "ovo" e o "coelho". são símbolos da Páscoa?
Fui pesquisar e fiquei surpresa com as diversas teorias..
Uma das versões, é a de que Maria Madalena teria ido antes do amanhecer de domingo, ao sepulcro de Jesus de Nazaré - crucificado, na sexta-feira - levando consigo material para ungir o corpo dele. Ao chegar no local, teria visto a sepultura entreaberta. Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. Por isso, a alusão de que seria ele, o suposto portador do ovo de chocolate.
Outra teoria é que povos da Antiguidade, como os romanos, propagavam a idéia de que o Universo teria a sugestiva forma oval. Na Idade Média, houve quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo.
Temos a versão mais conhecida, que conta que os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente (estima-se que desde 3.000 a.C.) costumavam se presentear com ovos . Eles veneravam o sol, que com o final do inverno voltaria a fornecer luz e calor à Terra. Assim o branco da neve seria substituído pelo verde, as flores voltariam a desabrochar, as árvores dariam frutos e o povo poderia cultivar a terra para obter o seu sustento. Como forma de agradecimento, oferendas eram feitas ao sol durante as festividades de boas-vindas à primavera, na forma de ovos de galinha, que eram cozidos e pintados a mão com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. As pessoas trocavam ovos de galinha decorados.
A tradição dos ovos de chocolate, começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. Foi uma questão de tempo para que os ovos presenteados passassem a ser ornamentados. Na Alemanha, os ovos coloridos são pendurados nos galhos das árvores, como se fossem bolas de Natal. Na Rússia, são colocados nos túmulos como homenagem aos que já se foram. Na Itália, as mesas da ceia pascal são decoradas com ovos coloridos.
Enfim, são tantas teorias, que nunca saberemos ao certo o motivo do ovo ser um dos símbolos dessa data tão especial. Sabemos apenas que são deliciosos e com muitas opções para compra. Recheados, de colher, pintados, amargos, brancos, rosés, com nozes, frutas.... Ufaaa. Já deu até água na boca:)
Ahh, e os coelhos??? Esses, vão ficar para um próximo post..






Comentários