Ostra, o molusco!
- Di.Ca

- 13 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Já faz algum tempo, que queria falar delas.. Mas o que são as ostras? Peixes? Frutos do mar? Moluscos?
Ostra é o nome comum usado para designar um número de grupos diferentes de moluscos que crescem, em sua maioria, em águas marinhas ou salobras. As ostras verdadeiras pertencem à ordem Ostreoida, família Ostreidae e se desenvolvem em águas marinhas dentro de conchas de formatos irregulares e desiguais entre si. Estas conchas são muito calcificadas e se mantêm fechadas graças a um músculo adutor. Seu corpo é mole e é constituído de boca, estômago, coração, intestino, rins, gônadas (órgãos sexuais), guelras, músculo adutor, ânus e manto.
O Brasil é famoso pela comercialização e cultivo de ostras, sendo que existem três regiões famosas por esse fornecimento: Santa Catarina (97,9% da produção), Paraná e São Paulo. Cada uma dessas regiões faz o cultivo de dois tipos: Ostras Nativas e Ostras Estrangeiras (também chamadas de japonesas).
Por mais que essas duas sejam da mesma espécie, dependendo da localização, o sabor difere entre si, variando conforme o local de cultivo.
Com formato mais arredondado, as Ostras Nativas têm concha robusta e carne menor. Consequentemente, tendem a concentrar mais sabor e são mais indicadas para o consumo in natura.
Já a espécie estrangeira tem a concha mais ondulada e alongada e se desenvolve mais rápido que a nativa – enquanto esta leva cerca de 10 meses para ficar apta ao consumo, a ostra japonesa atinge o tamanho comercial em até sete meses. Sua carne tende a ser maior e, por isso, é perfeita para ser servida na brasa, gratinada ou ao bafo.
E tem mais, além de deliciosas, elas possuem inúmeros benefícios para a saúde. Contém um baixo nível em calorias e uma carga nutritiva alta que inclui: proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Entre as vitaminas estão:
Vitamina B12: a B12 é essencial para a manutenção do sistema nervoso, metabolismo e formação de células sanguíneas;
Zinco: mineral que desempenha um papel vital na saúde do sistema imunológico, no metabolismo e no crescimento celular;
Selênio: mineral que auxilia a função metabólica da tireoide. Também atua como um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir danos às células causados ??por radicais livres;
Vitamina D: vitamina essencial para a saúde imunológica, crescimento celular e saúde óssea;
Ferro: essencial para a produção de hemoglobina e mioglobina, proteínas que transportam oxigênio por todo o corpo.
Elas são realmente incríveis!!!
Para mim, são delícias do mar..
E você , gosta delas como?











Comentários