Produtos locais e frescos.
- Di.Ca

- 14 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
O crescente aumento de novos empreendimentos com a cultura, "produtos locais e frescos" é uma tendência positiva que traz benefícios para a saúde, a economia, o meio ambiente e a cultura. Essa mudança demonstra a crescente consciência dos empreendedores e clientes, em busca de um modelo de consumo mais sustentável e responsável.
Utilizar produtos frescos, não é nenhuma novidade na gastronomia, mas o uso de peixes desconhecidos do nosso litoral brasileiro, estão a cada dia mais sendo utilizados e valorizados em parceria com pescadores da região. A valorização do produto nacional e o diálogo entre vários estilos gastronômicos, está incentivando a inserção de desconhecidos do mar, nos menus de restaurantes.
Claro que os peixes, são apenas um dos produtos: temos os queijos, os méis, os vinhos, os arrozes, entre tantos outros produtos locais deliciosos..
E quais são os fatores que impulsionam essa tendência?
1. Conscientização do consumidor:
A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar impulsiona a busca por alimentos frescos, livres de agrotóxicos e conservantes, contribuindo para uma alimentação mais saudável.
Maior valorização da qualidade e do sabor autêntico dos produtos locais aliado à diversidade de sabores e produtos.
Consciência ambiental e a busca por práticas de consumo mais sustentáveis, que minimizem o impacto ambiental e social da produção industrial de alimentos com menor uso de agrotóxicos, emissões de carbono e desperdício.
2. Tendências socioeconômicas:
Valorização do comércio local e da economia circular, fortalecendo as comunidades e gerando renda com o desenvolvimento da economia local e regional.
Empreendedorismo e inovação: novos modelos de negócios surgem para atender à demanda por produtos locais e frescos, como mercados de produtores, lojas especializadas e serviços de entrega em domicílio.
Aumento da classe média em países emergentes gera maior demanda por produtos diferenciados e de qualidade superior.
3. Apoio governamental e políticas públicas:
Incentivos à agricultura familiar e à produção sustentável através de subsídios, programas de crédito e assistência técnica.
Regulamentação e fiscalização para garantir a qualidade e a segurança dos produtos locais.
Campanhas de conscientização sobre os benefícios do consumo de produtos locais e frescos.
4. Avanços tecnológicos:
Plataformas online e aplicativos facilitam a conexão entre produtores e consumidores, promovendo a venda direta e a logística eficiente.
Tecnologias de produção e armazenamento permitem maior frescor e qualidade dos produtos, reduzindo o desperdício.
Enfim, é esse tipo de prática que faz a economia local girar, se desenvolver e se sustentar!






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