top of page
Buscar

Trufas brancas.

  • Foto do escritor: Di.Ca
    Di.Ca
  • 14 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

A trufa é um fungo que nasce sob a terra e pode ser encontrada em três tipos: a branca, a negra e a trufa de verão. Elas são encontradas a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximas à raiz de carvalhos e castanheiras. Possuem aspecto de mármore negro e bege. O trufeiro, especialista em trufas, é quem remexe a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir sua superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.

As trufas brancas – ou tartufo bianco, como são conhecidas – são muito apreciadas por chefs de cozinha por seu inigualável aroma. Elas exigem um cortador específico, com lâminas ultrafinas, pois quanto mais fina for cortada, o sabor é mais intenso. A espessura ideal é a de uma folha de papel. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante.

Estima-se que existam atualmente na Itália mais de 20 mil trufeiros. Isso porque cada pessoa consegue achar apenas uma quantidade muito pequena, geralmente menos de 100 gramas. É preciso um verdadeiro exército para conseguir quantidade suficiente para vender para restaurantes e distribuidores no mundo inteiro.

Assim que a trufa é desenterrada, uma parte dela é colocada de novo no solo para que possa se reproduzir novamente. E a corrida começa depois disso, já que o alimento imediatamente começa a perder água por evaporação. Tudo precisa ser feito com grande agilidade – elas precisam chegar aos restaurantes em até 36 horas após saírem da terra para preservarem suas características. As trufas são um produto natural, selvagem. Não é algo que se possa controlar ou cultivar, apesar de já ser consumida pelo ser humano há mais de três mil anos.

Você já comeu? Qual prato prefere?

#trufabranca#italia#trufeiro#



ree

 
 
 

Comentários


Rio de Janeiro - Rj 

 (21) 96864-1371

  • Instagram
bottom of page