Você tranca seu estoque?
- Di.Ca

- 19 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Um estoque é composto de todos os produtos/mercadorias que um estabelecimento usa. Desde os produtos mais baratos como descartáveis, os que estragam com facilidade como as verduras e frutas e os mais caros como as carnes e frutos do mar. Claro que estamos generalizando, afinal, tudo entra no seu estoque: bebidas, louças, comidas, etc. Mas falo aqui dos insumos usados para a venda dos pratos. Já vi muitos restaurantes sem controle algum, e as consequências eram: desperdício, uso indevido ou em excesso e claro, baixa lucratividade. Para conseguir controlar você precisa se atentar a alguns pontos:
- Ter a ficha técnica dos seus pratos completa e correta
- Ter um estoque organizado e limpo
- Ter uma planilha com todos os seus insumos usados
- Ter uma quantidade mínima e máxima de cada item
- Controlar as validades
- Verificar diariamente o que foi usado, para poder fazer a reposição
-Ter uma pessoa de confiança que seja o responsável pela contagem e um responsável de confiança pela retirada dos produtos do estoque
- Ficar atento aos dias de compra e dia de entrega dos fornecedores
Vejam, não estou falando de um sistema gerencial, estou falando do controle direto e diário, seja do gestor, do comprador ou do responsável. Com essas análises acima, você conseguirá ter seu estoque e suas compras organizadas e controladas. Não esqueça, isso tudo deve estar alinhado a um bom sistema gerencial.






Comentários